A morte de um cachorro hospedado em um pet hotel, anexo a uma clínica veterinária de Palmas, no último fim de semana, motivou a abertura de um boletim de ocorrência e a denúncia por parte da família do animal. Segundo relato do tutor, o cão, aparentemente saudável, foi deixado no local no sábado, 10 de maio, e no domingo (11), por volta das 19h53, ele recebeu uma ligação do veterinário responsável informando que o animal estava ferido e em estado grave. Poucas horas depois, o cão veio a óbito.
No boletim de ocorrência registrado, o tutor alega que o cachorro foi vítima de maus-tratos e acusa a clínica de negligência. Ele relata que a explicação sobre o que ocorreu foi confusa e que, apesar da clínica contar com hospital veterinário próprio, foi necessário acionar profissionais externos para auxiliar no atendimento de emergência.
Versão da clínica
A direção da clínica veterinária, procurada pelo Jornal Sou de Palmas, informou que está aguardando o laudo da necrópsia para esclarecer a causa da morte. Conforme a responsável pela comunicação do estabelecimento, o animal foi encontrado por um funcionário durante uma confusão entre cães na área de recreação, por volta das 16h de domingo. Ainda segundo o relato, o cachorro estava aparentemente desacordado e foi levado imediatamente ao hospital da clínica, onde recebeu os primeiros socorros.
Apesar de apresentar ferimentos superficiais, os sintomas do animal, como inchaço e dificuldades respiratórias, não seriam compatíveis com uma simples briga entre cães de pequeno porte — perfil dos animais aceitos no hotel. “O que o corpo do animal demonstrava não condizia com mordidas ou lesões físicas causadas por outros cães”, disse a representante. Por esse motivo, foi solicitada a realização de necrópsia para apurar se houve alguma reação adversa ou outro fator interno.
A clínica afirma que o exame foi encaminhado a uma veterinária patologista da Universidade Católica do Tocantins que o laudo está previsto para ser entregue na quarta-feira da próxima semana. “Sabemos da dor dos tutores e nos solidarizamos com a perda. Mas só poderemos prestar um esclarecimento técnico e conclusivo após o resultado do exame”, afirmou.
Ainda segundo a responsável, todos os profissionais presentes no atendimento de emergência eram veterinários licenciados que os especialistas são acionados conforme a evolução clínica dos casos, especialmente em dias e horários de plantão, como foi o caso do domingo à noite.
Procedimentos
A clínica se comprometeu a repassar os resultados da necrópsia aos tutores assim que forem disponibilizados, e colocou sua equipe à disposição para esclarecimentos presenciais. “É compreensível que, no momento de dor, os tutores queiram respostas imediatas. Mas é necessário aguardar os exames, pois só eles poderão indicar com precisão o que causou a morte do animal”, finalizou a representante.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]