O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (21), a campanha de divulgação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Com a participação do economista Gil do Vigor e da estudante de medicina Sabrina da Silva, a iniciativa reforça o papel do Enem como principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil e ferramenta de transformação social.
Nascido em uma comunidade periférica de Jaboatão dos Guararapes (PE), Gil do Vigor utilizou o Enem para ingressar no curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir dali, trilhou uma trajetória acadêmica que inclui doutorado na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, além de se dedicar ao voluntariado, ajudando jovens de baixa renda a acreditarem na educação como caminho de mudança.
Outra história que ilustra o impacto do Enem é a da estudante Sabrina da Silva, de 22 anos, natural de Itinga, no Maranhão. Filha de pais sem escolarização e caçula de sete irmãos, Sabrina enfrentou uma série de desafios até conquistar a tão sonhada vaga no curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), após 17 tentativas. O vídeo em que ela recebe a notícia da aprovação viralizou nas redes sociais em 2023 e se tornou símbolo da força da educação pública.
Inscrições e datas
As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, e devem ser feitas na Página do Participante. As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]