Brasil – O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”, ocorrerá neste domingo (18), marcando um dos maiores eventos de seleção no país. Com mais de 2 milhões de inscritos, esta edição histórica oferece mais de 6 mil vagas distribuídas em 21 órgãos federais, com exames sendo aplicados em todo o Brasil.
- Publicidades -
Alterações no cronograma e perfil dos candidatos
Desde o anúncio do concurso pelo governo federal em setembro do ano passado, o exame passou por várias modificações, sendo a mais significativa a mudança no cronograma. Inicialmente programadas para o dia 5 de maio, as provas foram adiadas devido a chuvas intensas no Rio Grande do Sul, o que levou 30 mil candidatos a desistirem e solicitarem o reembolso da taxa de inscrição. Essa mudança resultou em uma alteração no perfil dos inscritos, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), responsável pelo concurso.
Além disso, o MGI fez ajustes nos editais, incluindo a flexibilização de algumas regras, como a liberação de folhas de rascunho para anotações durante as provas. A nova programação das etapas do concurso foi definida na última sexta-feira (9), com algumas datas coincidindo com o fim de semana das eleições municipais em outubro.
Locais de prova e instruções aos candidatos
Os candidatos foram distribuídos em 228 cidades, com os locais de prova baseados no CEP informado durante a inscrição. Embora os endereços tenham sido divulgados anteriormente, algumas alterações foram feitas após o adiamento das provas. A Fundação Cesgranrio está disponível para correções em casos de erros nos cartões de confirmação, por meio do telefone 0800 701 2028.
Os participantes receberão duas folhas de rascunho, que poderão ser levadas para casa, uma para o período da manhã e outra para a tarde. Essas folhas servirão como esboço do cartão de respostas e devem ser guardadas adequadamente, seguindo as orientações dos fiscais.