O Tocantins se destaca no cenário nacional ao atingir 107,94% de cobertura vacinal com a BCG em 2024, superando a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º), data em que é celebrado o Dia da Vacina BCG, imunização fundamental no combate às formas graves da tuberculose.
A vacina, aplicada geralmente no braço direito de recém-nascidos e crianças de até cinco anos, é uma das mais antigas em uso contínuo no mundo, criada em 1921 pelos cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin. No Brasil, passou a ser aplicada em 1925 e atualmente integra o Calendário Nacional da Criança, sendo ofertada gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e maternidades do Tocantins.
Além do público infantil, pessoas de qualquer idade que convivem com pacientes diagnosticados com hanseníase também são indicadas a tomar a vacina.
Mais de 72 mil doses aplicadas
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o estado distribuiu mais de 72 mil doses da BCG apenas neste ano. A imunização é considerada uma das principais medidas preventivas contra formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, especialmente em crianças.
No Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), unidade de referência em Palmas, a movimentação de famílias em busca da vacina é constante. Taysa Moura e Lucas Oliveira levaram o pequeno Murilo, de apenas quatro dias de vida, para receber a dose. “É essencial deixar atualizada a carteira de vacinação do bebê, pois isso além de muito importante, nos deixa mais tranquilos com essa proteção”, comentou Taysa.
A técnica de enfermagem do HMDR, Maria da Conceição, reforçou a importância da vacina: “Hoje, graças à ciência, temos essa imunização excelente, que salva muitas vidas”.
Outra mãe que esteve na unidade para vacinar a filha foi Kailane Ribeiro, mãe da recém-nascida Isis. “Ela tomou a BCG no dia em que nasceu e agora, com 19 dias de vida, seguimos cuidando para que todas as vacinas estejam em dia. Vai proteger muito ela de doenças”, afirmou.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]