Os serviços de implantação da nova ponte sobre o Rio Tocantins, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226, alcançaram 20% de execução contratual. A obra, coordenada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é fruto de um investimento federal de R$ 171,9 milhões e tem previsão de conclusão até o fim de 2025.
A nova ponte substituirá a antiga estrutura que desabou em dezembro de 2024, em uma tragédia que deixou 17 vítimas. Desde então, equipes do DNIT e do consórcio contratado trabalham em ritmo acelerado tanto nos projetos de engenharia quanto na execução direta da obra.
Etapas em andamento
De acordo com o DNIT, já foram executadas 16 das 26 fundações previstas e 12 dos 26 pilares. Atualmente, uma fundação e seis pilares estão em fase de execução. A conclusão desta etapa está prevista para o final de junho. Na sequência, terão início os serviços relativos às vigas travessas e à instalação dos elementos pré-moldados.
A nova estrutura contará com 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, o que deverá acelerar o ritmo da construção na fase seguinte do cronograma. O uso de elementos pré-moldados é considerado um diferencial técnico que garante mais agilidade e segurança à obra.
Detalhes técnicos
A ponte terá 630 metros de extensão — cem metros a mais que a anterior — e dezenove metros de largura, com um vão livre central de 154 metros. Estão previstas duas faixas de rolamento com 3,6 metros cada, dois acostamentos de três metros, barreiras de proteção tipo New Jersey, além de dois passeios para pedestres com guarda-corpo.