9 de maio de 2024 17:52

Tecnologia

CPI da Covid aprova pedido de quebra de sigilo telemático de Bolsonaro

Publicados

sobre

CPI da Covid aprova pedido de quebra de sigilo telemático de Bolsonaro


source
 Presidente da República, Jair Bolsonaro
Reprodução/Flickr

Presidente da República, Jair Bolsonaro

Um requerimento aprovado pela CPI da Covid , nesta terça-feira, pede a transferência dos sigilos telemático do presidente Jair Bolsonaro, desde abril de 2020 até o presente momento, ao Procurador-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Também foi solicitado formalmente o  banimento de Bolsonaro das redes sociais.

“Requeiro, nos termos do art. 58, § 3º, da Constituição Federal, combinado como art. 2º da Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952, e o art. 148 do Regimento Interno doSenado Federal, a TRANSFERÊNCIA DOS SIGILOS telemático do Presidente daRepública ao Procurador-Geral da República e ao Supremo TribunalFederal, de abril de 2020 até o presente”, afirma o documento.

Leia Também

O requerimento pede, ainda, para que Google, Facebook e Twitter forneçam uma série de informações de Bolsonaro, como dados cadastrais, registros de conexão e cópia integral de todo conteúdo armazenado nas plataformas, inclusive informações de acessos e relativas a todas as funções administrativas e de edição.

“Entre as medidas impreteríveis, é mister a quebra de sigilotelemático das redes sociais do Presidente da República, acima indigitadas, a suspensãocautelar de acesso aos respectivos perfis com vistas a se evitar a destruição de provas, e aretratação por parte do presidente da república, providências que ora requeiro”, diz a justificativa do texto.

No texto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o parlamentar também pede ao STF e à PGR para que promova a investigação e a responsabilização do Presidente da República por ter associado erroneamente a vacina contra a Covid-19 ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), na última quinta-feira.

Pelo documento aprovado, CPI recomenda que as instituições peçam “o banimento ou suspensão das contas em redes sociais vinculadas ao presidente”. E que Bolsonaro seja forçado a se retratar pelas falas equivocadas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana