Ter um carro no Brasil não é tarefa fácil. Além de pagar um preço alto pelo veículo, o motorista precisa fugir de postos que vendem gasolina e etanol adulterados, que não só aumentam o consumo como podem danificar todo o sistema de injeção do motor.
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A boa notícia é que o motorista consegue perceber alguns sinais de que algo está errado o combustível e fugir dos prejuízos. Pensando nisso, a Autoesporte listou sete indícios de que a gasolina ou o etanol são de procedência ruim.
Sim, sabemos que o litro da gasolina não está nem um pouco barato – a média nacional ficou acima de R$ 5 dentre os dias 8 e 14 de janeiro. Com isso em mente, desconfie de postos que oferecem o combustível por um valor muito abaixo do mercado. Isso pode ser um sinal de que o produto está adulterado.
Everton Lopes, mentor em Energia a Combustão da SAE Brasil, recomenda escolher postos de redes que têm programas de certificação e qualidade. “Nesses programas os postos são auditados sem aviso, assim a chance de o motorista abastecer o carro com um combustível adulterado diminui”, afirma.
Preço da gasolina está mais barato do que em outros postos? Desconfie da qualidade — Foto: Agência Brasil
2) Carro beberrão
Uma das formas mais comuns de adulterar a gasolina é aumentando o percentual de etanol em sua composição. Por lei, a gasolina comum precisa conter 27% de etanol. Portanto, o principal indício de que o combustível fóssil tem mais álcool do que deveria é o aumento do consumo do carro.
Nesse caso, Everton aconselha que o motorista leve o carro para a revisão e, se estiver tudo em dia, é melhor trocar de posto, pois certamente o motivo do gasto extra é a gasolina adulterada.
3) Entupimento do sistema de alimentação de combustível
O segundo tipo de adulteração mais comum na gasolina é a mistura com solventes. Com poder de explosão e combustão muito alto, os solventes químicos enganam porque o motorista não percebe nenhuma diferença no rendimento do motor.
Porém, os efeitos negativos vêm a longo prazo. O solvente derrete todos os componentes do sistema de injeção, em especial os que são vedados por borrachas. Com essa corrosão, a gasolina pode vazar e os resíduos de borracha podem entupir os bicos injetores.
4) Falha no motor
O motor é um dos componentes do carro que logo dá sinais de que a gasolina não é de boa procedência. Os mais comuns são a demora para dar partida – o famoso engasgo -, vibrações acima da média, dificuldade de acelerar, perda de performance e lentidão nas retomadas.
5) Luz acessa no painel
Se uma luz com o desenho de motor acender no painel, é sinal de que há algum problema no sistema de injeção – e um dos maiores vilões é o combustível adulterado. “Se o combustível tiver muita água na composição (no caso do etanol), o sistema de injeção pode oxidar e corroer as peças do sistema eletrônico”, explica Lopes. Caso a luz acenda, o recomendável é levar o carro em uma oficina mecânica de confiança e trocar de posto.
Desenho do motor no painel é indício de problema no sistema de alimentação de combustível — Foto: Getty
6) Muita água saindo pelo escapamento
No caso do etanol, a mistura normalmente é feita com água. Assim, como a água não tem efeito combustível, o consumo aumenta consideravelmente.
Além disso, é comum que saia água pelo escapamento durante mais tempo que o normal. Logo quando a partida no carro é dada, especialmente em dias frios, é comum que saia um pouco de água do escapamento. “Porém, se o motor estiver ligado há algum tempo e a água continuar pingando, pode ser sinal de que o etanol está batizado”, diz o consultor.
7) Som de batida de pino
Além de ficar de olho no comportamento do motor, é importante que o motorista ouça o carro. Se perceber um barulho de batida de pino, é sinal de que a composição pode conter metanol, um álcool extremamente tóxico e proibido por lei.
O insumo tem uma alta tendência à detonação e, com o tempo, pode provocar danos severos no motor, como a quebra do pistão.