Entre os três representantes do Tocantins no Senado Federal, apenas Irajá Abreu (PSD) se posicionou contra o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Já os senadores Eduardo Gomes (PL) e Professora Dorinha (União Brasil) declararam apoio ao processo de destituição.
Segundo o site “votosenadores.com.br”, que acompanha a movimentação dos parlamentares em relação ao tema, 38 senadores em todo o país já manifestaram apoio ao impeachment de Moraes. Outros 24 ainda não definiram seus votos, enquanto 19 se declararam contra.
A iniciativa de retirar Moraes do cargo ganhou força entre parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado pelo STF por suposta tentativa de golpe de Estado. Moraes também conduz ações judiciais contra participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Para que o processo avance no Senado, é necessário o apoio de pelo menos 54 senadores, número que representa dois terços da casa legislativa.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]