Com o tema Desacelere: seu bem maior é a vida, foi lançada nesta segunda-feira (5) a campanha Maio Amarelo 2025, que busca conscientizar a população sobre a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para preservar vidas. Ao longo do mês, diversas ações serão realizadas para reforçar práticas de um trânsito mais seguro.
Dados de 2023 do DataSUS, do Ministério da Saúde, mostram que uma pessoa morre a cada 15 minutos em acidentes de trânsito no Brasil. Foram 34.881 mortes registradas no ano passado, um aumento de 987 óbitos em relação a 2022. As principais causas continuam sendo excesso de velocidade, distração ao volante e desrespeito às leis de trânsito.
Durante o lançamento da campanha, em Brasília, o secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adroaldo Catrão, destacou o impacto da velocidade no risco de acidentes, ressaltando que a escolha do tema deste ano foi baseada em evidências. “Todos os estudos mostram que esse é um fator de risco fundamental. Não é só fiscalização, radar e multa. Estamos falando também de educação, comportamento humano e pequenas intervenções viárias”, afirmou.
Já os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que, apenas em rodovias federais, foram registrados 73.121 acidentes em 2024, resultando em 84.489 feridos e 6.160 mortos. Este foi o quarto ano consecutivo de aumento no número de mortes nas estradas federais, com alta de 10% em relação a 2023.
O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, também chamou a atenção para o impacto do uso excessivo de celulares no trânsito e na saúde mental da população. “Desacelerar a vida como um todo. Muitas infrações como ultrapassar o sinal vermelho ou não usar equipamento obrigatório estão ligadas ao uso de celular. As pessoas estão dirigindo e trocando mensagens, e essas infrações refletem um comportamento excessivamente acelerado”, disse.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]