Nesta quarta-feira (23), os moradores dos conjuntos habitacionais Recanto das Araras I e II, e bairros vizinhos, estão sendo contemplados com uma ação comunitária promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Javaé e pelo Centro de Saúde da Comunidade (CSC) Morada do Sol. O evento acontece das 8h às 17h, na sede da Igreja Assembleia de Deus Vista Alegre, localizada na região sul de Palmas.
A ação tem como principal objetivo descentralizar os atendimentos de saúde e assistência social, aproximando os serviços da população que mais necessita. O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Ação Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, que destacou a importância da iniciativa. “É muito gratificante ver que os serviços estão chegando onde as pessoas mais precisam”, afirmou.
Atendimento completo do CadÚnico e orientações personalizadas
Segundo a gerente do Cras Javaé, Joana Ribeiro Guedes, os moradores estão tendo a oportunidade de realizar cadastro e atualização no Cadastro Único para programas sociais, além da impressão da folha resumo e atendimento individualizado. Esses procedimentos são essenciais para garantir o acesso a políticas públicas como o Bolsa Família, entre outros benefícios sociais.
Vacinação, pesagem e orientação sobre condicionalidades
Na área da saúde, a equipe do CSC Morada do Sol está oferecendo pesagem, vacinação e orientações sobre o cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF). A coordenadora do CSC, Necy Batista de Carvalho, explica que o objetivo é facilitar o acesso aos serviços. “Nós estamos em constante movimento, levando os atendimentos até a comunidade, assim as mães podem vir, fazer as vacinas, tudo rapidinho e pertinho de suas casas”, ressaltou.
Comodidade para famílias com crianças pequenas
Para muitas mães, como a dona de casa Ellen Cristiane Conceição, a iniciativa representa uma economia de tempo e esforço. Ela levou o filho Danilo, de 8 meses, e a filha Dafne, de 8 anos, para atualizar o cartão de vacinas e realizar a pesagem. “Eu fico feliz quando eles vêm aqui, pois tenho um bebê pequeno e é difícil ir no postinho. Aqui rapidinho eu resolvo tudo, falo com o pessoal do Cras e já posso voltar para casa tranquila”, contou.