A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou que estão abertas até o dia 2 de maio as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O período também abrange as solicitações de atendimento especializado e o pedido de tratamento por nome social.
O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada e buscam certificação no ensino fundamental ou médio. Além de servir para regularização escolar, o exame contribui para a melhoria da qualidade da oferta educacional voltada para este público.
Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para a certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para a certificação do ensino médio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Inep.
Atendimento especializado
O exame disponibiliza atendimento especializado para participantes que necessitam de condições específicas, incluindo candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), discalculia e diabetes. Também serão atendidas gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras necessidades específicas.
As provas do Encceja 2025 serão aplicadas no dia 3 de agosto, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cronograma do Encceja 2025
Inscrição: 21 de abril a 2 de maio
Pagamento do ressarcimento (caso aplicável): 21 de abril a 7 de maio
Pedido para tratamento pelo nome social: 21 de abril a 5 de maio
Solicitação de atendimento especializado: 21 de abril a 2 de maio
Resultado da solicitação de atendimento: 12 de maio
Período de recurso: 12 a 16 de maio
Resultado do recurso: 20 de maio
Aplicação das provas: 3 de agosto