Palmas – O combate à violência física e psicológica contra profissionais da saúde do Tocantins deu um importante passo com uma audiência pública promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) nessa quarta-feira (23), na sede da Fecomércio, em Palmas.
- Publicidades -
O encontro teve como foco discutir a necessidade urgente de políticas públicas para eliminar esse problema e contou com a participação de autoridades e dezenas de profissionais de saúde do Tocantins e de outros estados. Juntos, eles debateram amplamente o tema, buscando soluções e estratégias para prevenir os casos de violência.
Em seu discurso, o presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a importância de se promover deliberações a fim de que qualquer caso de violência contra servidores da saúde, especialmente do quadro da enfermagem, seja tratado com rigor e a vítima seja devidamente acolhida.
O presidente do Coren/TO, Adeilson José dos Reis, afirmou que a audiência foi uma ótima oportunidade para dar visibilidade aos problemas enfrentados por profissionais da enfermagem, explicando que a partir das ideias pensadas em conjunto, podem ser adotadas medidas para se garantir um ambiente de trabalho justo e seguro.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, também esteve presente: “É inaceitável que um profissional da saúde ou de qualquer outra área sofra agressões, ameaças, físicas e psicológicas que os coloquem em situações de verdadeiro estresse e até depressão. (…) A Segurança Pública e a Polícia Civil estão prontas para atuar no sentido de se fazer cumprir as leis”.
Após a audiência, os palestrantes conduziram uma mesa redonda, na qual os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com eles.