Receitas caseiras de limpeza prometendo resultados milagrosos circulam com facilidade na internet. No entanto, especialistas alertam que misturar produtos pode não só reduzir a eficácia da limpeza como também causar sérios danos à saúde — e, em casos extremos, até levar à morte.
Segundo Flávia Taulois, sócia do Ateliê Casa, empresa especializada em higienização, as fórmulas comerciais são desenvolvidas com testes para garantir a segurança de pessoas e animais. “As empresas fazem estudos dos produtos para não fazer mal a pessoas e a pets, por isso não é legal misturar”, afirmou em entrevista ao Guia de Compras em 2023.
O que acontece quimicamente ao misturar produtos de limpeza?
De acordo com Ana Maria Costa Ferreira, professora do Instituto de Química da USP e conselheira do Conselho Regional de Química da 4ª região (CRQ-IV), cada produto de limpeza é elaborado com um nível específico de pH — indicador de acidez ou alcalinidade — para funcionar corretamente.
A especialista explica que, ao misturar produtos de diferentes pHs, a tendência é que as substâncias se neutralizem, o que anula a eficácia da limpeza. Além disso, algumas combinações podem liberar gases tóxicos perigosos.
Um exemplo é a mistura de água sanitária (altamente alcalina, feita com gás cloro) com vinagre (ácido). A reação química pode liberar gás cloro, que causa asfixia. Outra combinação perigosa envolve água sanitária e produtos com amoníaco, como desengordurantes e multiusos, que podem liberar gás amônia, extremamente tóxico e de odor forte.
Misturas comuns que enfraquecem a limpeza
Nem toda mistura gera gases perigosos, mas ainda assim pode prejudicar a limpeza. A combinação entre vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, é inofensiva em termos de toxicidade, mas neutraliza os dois produtos, diminuindo a eficácia de ambos.
“Pode não causar tanto problema, pois já vivemos respirando gás carbônico na atmosfera, mas enfraquece as propriedades dos dois produtos”, detalha Ferreira.
Qual é a forma segura de limpar?
Se houver necessidade de usar dois produtos para eliminar sujeiras difíceis, a recomendação é aplicar um de cada vez. Após utilizar o primeiro produto, deve-se enxaguar a superfície com água ou passar um pano úmido antes de aplicar o segundo.
Além disso, é fundamental adotar cuidados básicos de segurança, como o uso de luvas para proteger as mãos de contaminações e sapatos antiderrapantes para evitar quedas.
Outro ponto essencial é sempre ler as instruções e contraindicações nos rótulos dos produtos. “Elas são resultado de estudos e garantem o uso seguro dos produtos”, reforça Flávia Taulois.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]