17 de maio de 2024 02:27

Cotidiano em destaque

Título de eleitor: Mais de 12 mil jovens no Tocantins já garantiram a participação nas eleições de 2022

Publicado em

Título de eleitor: Mais de 12 mil jovens no Tocantins já garantiram a participação nas eleições de 2022
Divulgação

No Tocantins, mais de 12 mil jovens garantiram o título de eleitor para votar nas eleições de 2022. A maior parte deles fez a emissão pela internet.

O prazo para regularização termina nesta quarta-feira (4). A Marcely Miranda da Silva de Jesus, de 16 anos, vai exercer a cidadania pela primeira vez e está orgulhosa.

“É uma jornada que a gente vai escolher o futuro do Brasil, as pessoas que vão representar o futuro do país”, comentou a moradora de Tocantinópolis.

Apesar de o voto ser obrigatório para quem têm mais de 18 anos, muitas pessoas têm deixado esse direito de lado. Nas eleições passadas, por exemplo, mais de 17% do eleitorado deixou comparecer aos locais de votação. O Tocantins tem pelo menos 1,3 milhão pessoas aptas a votar.

O voto só é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos incompletos. O Franscisco Augusto tem 80 anos, mas faz questão de comparecer. “É uma oportunidade rara para que nós possamos escolher quem deve nos representar”, comentou.

No Brasil homens e mulheres têm direito ao voto a partir dos 16 anos, mas nem sempre foi assim. Apesar de o voto existir desde o período colonial, apenas os homens podiam participar das escolhas. A mulher só pôde exercer esse direito em 1932.

A estudante Amanda Amorim, de 19 anos, diz que gostaria de ver mais mulheres na política e por isso não abre mão de ir às urnas. “Quero que a pessoa que eu escolher e votar defenda os meus direitos e as coisas que eu acredito também”, comentou.

Em 2022 a votação será para escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Para exercer a cidadania de forma consciente é preciso conhecer melhor os candidatos.

“Tem uma consulta, uma pesquisa autônoma em fontes confiáveis sobre a vida pregressa do candidato, como ele desempenhou outros cargos públicos que ocupou no passado para, de fato, saber se ele é digno da confiança do cidadão”, comentou o professor de ciência política Evandro Borges.

Último dia

O prazo para regularizar ou emitir o título de eleitor termina nesta quarta-feira (4). O atendimento presencial nos cartórios eleitorais de todo país segue até 19h. Quem não quiser enfrentar a fila pode buscar o atendimento online até ás 23h59, mas corre o risco de encontrar o site sobrecarregado. O prazo para a regularização é improrrogável.

Segundo a chefe do cartório de Palmas 60% dos eleitores de 16 a 18 anos tiraram os títulos pela internet. “É muito simples, em menos de cinco minutos o eleitor faz o seu requerimento, junta a documentação e em mais ou menos dois dias úteis recebe o título de eleitor no e-mail”, explicou a chefe do cartório da 29ª zona eleitoral de Palmas, Ana Cecília Catapan.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana