Brasil – O Google começou a liberar nesta quarta-feira (7) uma função antirroubo para smartphones com Android.
- Publicidades -
O novo recurso utiliza inteligência artificial para bloquear a tela do celular quando detecta que o aparelho foi arrancado da mão do usuário de forma brusca.
Testes iniciais no Brasil
Ainda em fase de testes, a função foi inicialmente liberada no Brasil e é exclusiva para dispositivos com Android 10 ou versões mais recentes do sistema operacional.
Segundo a empresa, o desenvolvimento do recurso foi motivado após executivos do Android visitarem o Brasil para compreender as táticas de ladrões de celulares, como a “gangue da bicicleta”.
Funcionamento do recurso
O bloqueio é ativado pelo acelerômetro do aparelho, um sensor que mede a vibração e aceleração do celular.
Ao identificar um movimento brusco, que geralmente indica um roubo, a tela do dispositivo é bloqueada imediatamente, necessitando a senha para ser desbloqueada.
Bloqueio remoto simplificado
Além da nova função antirroubo, o Google simplificou o serviço “Encontre meu dispositivo”, que permite bloquear ou apagar os dados de um celular à distância.
Agora, os usuários podem acessar o site android.com/lock, inserir o número do celular e realizar um desafio de segurança em outro dispositivo para forçar o bloqueio da tela.
Combate a práticas criminosas
A atualização também inclui o bloqueio automático da tela para dispositivos que ficarem sem conexão à internet por longos períodos.
Essa medida visa combater a prática comum de criminosos que mantêm os aparelhos desconectados para evitar que sejam rastreados.