ARTIGO | PARA QUE SERVE O MEMORIAL COLUNA PRESTES?

Um convite à descoberta da História do Tocantins

Provavelmente, passando pela avenida que contorna a praça dos Girassóis, você já se deparou com uma obra deveras chamativa: contornos arredondados, design futurístico que remete em muitos aspectos ao movimento modernista, algo que parece ter saído da cabeça de Niemeyer, pois bem, foi de lá mesmo que saiu!

O Memorial Coluna Prestes, homenageia a breve passagem do movimento liderado por Luís Carlos Prestes, na região do norte goiano. Ocorre que, em muitos aspectos, pouco é explorada a riqueza histórica do que foi esta região que teve seu nome em homenagem à Comarca de São João Palma (que hoje é o município de Paranã). Há um convite em cada monumento que possuímos na maior praça da América Latina, assim como o Palacinho, para termos uma aula mais cativante e criativa da história do Tocantins.

Se hoje alguém for questionado sobre porque a região do Tocantins foi tão importante para o que chamamos de ciclo do ouro, que aconteceu muito antes da existência do estado. Porque temos tantas cidades históricas como Natividade, que é tombada pelo IPHAN desde 87, antes da criação do estado. Temos diante de nós, professores, alunos e famílias, uma possibilidade única que poucos possuem: visitar há poucas horas de ônibus um pedaço da história, sem precisar visitar Paris e o seu gigantesco Louvre.

O supracitado Memorial Coluna Prestes, possui artefatos quase centenários, de uma história que se desenrolou até culminar nos movimentos separatistas, se cumprindo no fim da década de 80.

Como sabemos, a educação não está escondida nas escolas, pelo contrário, as escolas são um convite para conhecermos o mundo que vivemos, a história, a geografia, as ciências e as artes. Cabe a nós, mostrarmos aos nossos filhos e alunos, que o conhecimento é construído através da motivação pelo saber. A aprendizagem não é transferida como uma herança, mas é desenvolvida como um músculo, que quando é forçado se torna mais resistente e forte em si mesmo.

Dentro daquele monumento Niemeyer projetou um auditório e um espaço muito simpático para conhecermos o que foi a tal Coluna Prestes e seu desenrolar, você saberá com propriedade quem foi Olga Benário e sua contribuição para esse movimento. Então viaje por Palmas, conheça o Tocantins, aproveite os feriados e dias de descanso para dar à sua mente um momento de lazer e aprendizagem, que nunca será tirado de você.

Aos professores, marquem visitas in loco e ensine curiosidade aos seus alunos, acredite: eles agradecerão!

Deixe o seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais