A palmense Iracirene Cabral espera todos os anos pela “sexta negra” na esperança de adquirir produtos que, durante o ano, não foi possível encaixar no orçamento familiar. Em 2019, a técnica em enfermagem pretende trocar o celular e comprar calçados. A promoção relâmpago acontece tradicionalmente em 29 de novembro.
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“Espero que as promoções realmente façam valer a pena esperar um ano inteiro para comprar. Estou de olho das lojas da capital e nos sites de compras da internet”, contou a consumidora.
E esse equilíbrio entre as opções de lojas off e on-line é uma tendência para a promoção deste ano, conforme aponta um levantamento do Google Brasil. De acordo com a pesquisa, pela primeira vez as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às realizadas pela internet.
No mercado brasileiro o número de pessoas que compram em ambos os mundos, físico e virtual, os chamados consumidores “omnichannel”, chegará a 25% em 2019. No ano passado, esse perfil era de apenas 7% do total de compradores.
Modo “exploração” ativado
Segundo o coordenador dos cursos de Marketing e Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Achiles Júnior, as empresas poderão explorar todas as possibilidades de interação. Essa tendência é uma evolução do conceito conhecido como multicanal, que tem seus esforços na experiência de compra do consumidor nos diversos canais existentes de uma determinada marca.
O fato é inédito e importante, pois desde que surgiu no Brasil, em 2010, a “sexta-feira negra” tem foco, esforços e resultados voltados às vendas on-line.
“Diferentemente do que ocorre no nosso país, o objetivo real da Black Friday era limpar estoque nas lojas físicas americanas, ação funcional e direcionada para abrir espaço físico nas gôndolas e prateleiras nos estabelecimentos para a chegada dos produtos voltados à época de Natal”, explica o professor.
“Sexta-feira negra”
A promoção criada pelos norte-americanos ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, importante data do varejo nos Estados Unidos. Aqui é realizada no dia 29 de novembro.
O evento é a segunda principal data para o varejo nacional, fica atrás apenas do Natal. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 10 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 350. As categorias mais buscadas são: informática, celulares, produtos eletrônicos, moda, acessórios e casa e decoração.