Brasil -O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar um site falso que imita a página oficial de inscrições do Enem 2024. A página fraudulenta direcionava os estudantes para uma aba de pagamentos, onde o golpe era aplicado.
- Publicidades -
Alerta do Inep
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, é requisito para programas como Sisu, Prouni e Fies. O Inep emitiu uma nota nesta sexta-feira, alertando sobre o golpe envolvendo a inscrição do exame.
Como o golpe é aplicado
Os golpistas criaram uma página falsa que imita a Página do Participante do Enem. No site falso, os estudantes precisavam apenas preencher o CPF e eram redirecionados para uma página de pagamentos, simulando a taxa de inscrição. A taxa oficial de inscrição do Enem é de R$ 85. Em 2023, o exame recebeu 2,7 milhões de inscrições, tornando os estudantes alvos lucrativos para os golpistas.
O Inep solicitou a investigação da Polícia Federal para identificar os responsáveis pela página fraudulenta e remover o site do ar. Até as 12h desta sexta-feira, a página falsa já havia sido retirada do ar.
Dicas para evitar golpes
Antes de se inscrever, os alunos devem tomar algumas precauções para evitar cair em golpes. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site oficial enem.inep.gov.br/participante. A inscrição requer um cadastro que fornece login e senha para acessar o sistema do Inep, onde é possível consultar o local de prova e o resultado. O boleto de pagamento é emitido apenas após o acesso ao sistema do Inep com o login e a senha criados, e o boleto oficial é do Banco do Brasil