Tocantins – Para fortalecer e aprimorar o serviço dos educadores do estado do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, assinaram nesta quinta-feira, 6, uma portaria que cria uma comissão para a construção do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação.
Representação e objetivos da comissão
Composta por nove instituições representativas, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), a comissão será oficialmente designada para elaborar novas propostas aos profissionais da educação. O objetivo é criar um plano de carreira robusto, transparente, eficaz e sustentável, que atenda às necessidades dos educadores e promova a qualidade da educação no Tocantins.
A expectativa é que o novo plano de carreira contemple não apenas questões salariais, mas também aspectos relacionados à formação contínua, valorização profissional, condições de trabalho e perspectivas de progressão na carreira.
Investimentos na educação
O Governo do Tocantins já concedeu um aumento salarial de 11% para professores efetivos e contratados, além da concessão de gratificação de até R$ 700 para servidores efetivos, como professores com regência de sala de aula, coordenadores pedagógicos, de área, de curso técnico e orientadores educacionais, que atuam nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).