Tocantins – A cantora e compositora palmense Gil Doliath está entre os finalistas do festival de artes e música autoral promovido pelo grupo Olodum. Com a canção “O Olodum é o Baobá”, a artista embarca para Salvador, Bahia, onde defenderá sua composição que compara o Olodum, uma das maiores bandas percussivas do mundo, à árvore Baobá, símbolo sagrado da África.
Inspiração para a composição
Doliath relata que a criação da música foi um processo diferente de suas canções anteriores. Ela passou dias buscando inspiração, ouvindo todos os discos do Olodum e estudando a história da banda. A letra reflete essa pesquisa e inclui uma forte conexão com o pan-africanismo e referências culturais, como o sistema Adinkra. No refrão, a cantora destaca: “O vento balança as folhas do velho imbondeiro, o caule que é oco forma tambores naturais, a copa é a palma da mão, nunca mais prisioneiros, nas suas raízes saúdo os meus ancestrais… O Olodum é o Baobá.”
Próximos passos e gravação das finalistas
As três canções finalistas do festival serão gravadas pelo Olodum com foco no Carnaval de Salvador em 2025. A expectativa é alta para a participação de Doliath, que levará seu inseparável violão para defender a canção na Baía de Todos os Santos.