Tocantins – As Dunas do Parque Estadual do Jalapão, um dos principais pontos turísticos do estado, estão fechadas por tempo indeterminado devido aos incêndios que atingem a região. A medida, que começou na quarta-feira (4), foi tomada para garantir a segurança dos visitantes enquanto o fogo é combatido. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que ainda não há previsão de reabertura.
Combate ao incêndio e impacto no turismo
A queimada na vegetação da Serra do Espírito Santo é a principal razão para o fechamento das Dunas. O incêndio não afetou apenas essa área, mas também a Lagoa da Serra, localizada em Rio da Conceição, dentro do complexo das Serras Gerais. Turistas precisaram deixar o local às pressas devido ao avanço das chamas.
Uma força-tarefa foi formada para intensificar o combate ao fogo e investigar as causas. O Naturatins está apurando denúncias e, se confirmado que o incêndio foi causado por ação criminosa, o caso será encaminhado às autoridades competentes.
Incêndios aumentam em meio à pior seca desde 1980
O Tocantins é um dos 16 estados que enfrentam a pior seca registrada entre maio e agosto desde 1980. O número de focos de incêndio em agosto deste ano dobrou em comparação ao mesmo período de 2023. De janeiro até 4 de setembro, o estado já contabilizou 9.684 focos de queimadas. Além dos incêndios, a seca extrema também afeta a Ilha do Bananal, onde peixes, como o pirarucu, agonizam em poças d’água devido à falta de recursos hídricos adequados.