Tocantins – Um homem de 48 anos foi condenado a 7 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de homicídio contra um enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em Gurupi. O crime ocorreu em março de 2021, durante a pandemia de Covid-19, quando o paciente foi atendido com suspeita da doença. Durante o atendimento, o acusado atacou o enfermeiro com uma faca.
Ataque durante atendimento
De acordo com o processo, a equipe do Samu foi chamada para atender o paciente no Setor Jardim dos Buritis. O homem, que estava deitado ao lado da rua, foi colocado dentro da ambulância, mas se irritou ao ser questionado se havia consumido bebida alcoólica e tentou fugir do veículo. Ao ser contido, o acusado retirou uma faca de sua roupa íntima e atacou o enfermeiro, desferindo golpes na perna e no peito.
O enfermeiro conseguiu se desvencilhar, mas o acusado ainda tentou persegui-lo. Outra testemunha da equipe também foi atingida e precisou acionar a polícia. O ataque só foi interrompido com a chegada das autoridades.
Condenação e indenização
Durante o julgamento, o Tribunal do Júri de Gurupi reconheceu a tentativa de homicídio, com motivação fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O réu confessou o crime e recebeu a pena de prisão em regime semiaberto, além de ser condenado a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais ao enfermeiro. Ele poderá recorrer em liberdade.