A tarifa de energia elétrica no Tocantins terá um aumento de 12,31% para consumidores residenciais a partir desta sexta-feira (4). O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é válido para todo o estado. No caso da baixa tensão, que inclui comércios e pequenos consumidores, o aumento será de 12,55%. Para os consumidores de alta tensão, como indústrias, o reajuste será ainda maior, de 13,25%.
O aumento supera o percentual de 2024, quando o reajuste foi de 8,95% para a classe residencial e 8,94% para consumidores industriais.
Em nota, a Energisa Tocantins explicou que o reajuste segue um processo regulado pela Aneel, com base em metodologia prevista no contrato de concessão da distribuidora. “O mesmo processo acontece para todas as distribuidoras de energia do país”, afirma o comunicado.
Segundo a Aneel, os principais fatores que influenciaram no reajuste foram os custos com a distribuição de energia, os encargos setoriais e os componentes financeiros acumulados nos últimos 12 meses.
Venda de ações da Energisa
O anúncio do aumento ocorre dias após a Assembleia Legislativa do Tocantins aprovar, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei nº 10/2025, que autoriza o governo estadual a vender sua participação acionária na Energisa.
O projeto, de autoria do Executivo, prevê a venda dos 23,33% que o Estado possui atualmente na empresa. Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida visa aumentar a liquidez das finanças públicas.
A venda de ações representa a transferência de parte da propriedade da empresa, já que esses papéis são valores mobiliários que correspondem a frações do capital social. A aprovação ainda depende de regulamentação e processo de alienação a ser definido pelo governo.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]