Conecte-se Conosco
 

 

Tocantins

Polícia Militar inicia Operação Boas festas e reforça policiamento em todo o Tocantins

Publicado

em

 

Com o objetivo de reforçar o policiamento em todo o Estado durante o final de ano, e garantir que as festividades de natal e ano-novo ocorram de forma tranquila, a Polícia Militar do Tocantins inicia nesta quarta-feira, 1º de dezembro, até o dia 02 de janeiro de 2022, a “Operação Boas Festas 2021”.

 

Este ano a ação será subdividida em três fases: Etapa Geral (de 1º de dezembro a 02 de janeiro de 2022); “Operação Natal Seguro” (de 18 a 25 de dezembro); “Operação Réveillon” (deflagrada no dia 31/12/2021).

Durante a Operação, serão intensificados os policiamentos ostensivos e preventivos a fim de coibir a prática de crimes e manter a ordem social neste período, onde se verifica uma maior circulação de pessoas tanto em áreas residenciais, como comerciais, apesar das recomendações dos órgãos de saúde, devido a pandemia da Covid-19.

A ação prevê policiamento a pé e motorizado, onde os militares realizarão abordagens a pessoas suspeitas, bloqueios nas vias de acessos às cidades e ainda policiamento estratégico nos locais de realização das festividades natalinas e de réveillon, com o objetivo de preservar a ordem pública, proteger o patrimônio e garantir a tranquilidade social. O efetivo será empregado de forma estratégica, conforme a demanda de cada localidade, de acordo com os mapas estatísticos de manchas criminais, que apontam os locais com maior índice de ocorrências.

Reforço no efetivo

Para a operação será empregado o efetivo policial militar escalado ordinariamente no serviço de radiopatrulha das Unidades Ordinárias e Especializadas, bem como aquele apto e disponível existente nas Unidades da PM, inclusive o efetivo administrativo e operacional, quando necessário.

As unidades especializadas da Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e Regimento de Polícia Montada (RPMON), prestarão apoio às unidades operacionais ordinárias durante toda operação. Os comandantes de unidades da PMTO poderão utilizar ainda, a Ajuda de Custo Operacional (ACO) quando necessário, de acordo com o planejamento local, podendo utilizar assim um quantitativo maior de policiais militares por dia de serviço. Dessa forma, o efetivo será empregado de forma ordinária e extraordinária, conforme a demanda de cada região.

O comandante-geral da Polícia Militar destacou a missão da PMTO, ‘’A Polícia Militar estará nas ruas cumprindo sua missão constitucional de proteger o cidadão tocantinense, para que ele consiga aproveitar as datas festivas com a segurança necessária e ainda inibir a prática de crimes”. O comandante relembrou ainda sobre o momento de pandemia que o mundo atravessa. ‘’No entanto é importante lembrar aos cidadãos que estamos em um momento delicado de pandemia em que é preciso nos atentar às recomendações de saúde e evitar aglomerações’’, disse.

Deixe o seu Comentário

Publicidade FINAL DA MATÉRIA
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos da Semana