29 de maio de 2024 00:08

Tocantins

15 presos realizam formatura de cursos profissionalizantes na Unidade Penal de Miracema

Publicado em

15 presos realizam formatura de cursos profissionalizantes na Unidade Penal de Miracema
A capacitação formou 15 custodiados na área de construção civil – (Créditos: Márcia Rosa/Governo do Tocantins)

Tocantins – Na última sexta-feira, 10, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turismo (Aciam) de Miracema foi palco da formatura de cursos profissionalizantes para detentos.

A cerimônia contou com a presença de familiares e autoridades, marcando a conclusão dos cursos de Eletricista Residencial e Predial de Baixa e Alta-tensão, Encanador e Norma Regulamentadora nº 10. Esses cursos foram oferecidos em colaboração com a Igreja Universal nas Prisões (UNP) e certificados pela plataforma educacional Fanduca, destacando-se como um exemplo de iniciativas para reintegração social de pessoas privadas de liberdade.

Declarações e perspectivas

Durante o evento, o secretário-executivo da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Hélio Marques, ressaltou o compromisso da Secretaria em oferecer educação e profissionalização como formas de reintegração social. “A Seciju está empenhada em proporcionar melhores condições dentro do Sistema Penal, garantindo saúde, educação e direitos religiosos”, afirmou Marques.

A cerimônia também contou com discursos inspiradores de instrutores e autoridades penitenciárias, destacando a importância da formação profissional como um pilar para a não reincidência. O chefe da Unidade Penal, Ronaldo Alcântara, elogiou a dedicação dos formandos e agradeceu as parcerias que tornaram os cursos possíveis.

Homenagens e reconhecimento

Um dos pontos altos da formatura foi a homenagem feita pelos formandos às suas mães, que coincidiu com a aproximação do Dia das Mães. A celebração emocionante incluiu uma canção que simbolizava a gratidão e o apoio recebido ao longo do curso, ressaltando o impacto pessoal e intrapessoal da capacitação.

Deixe o seu Comentário

Anúncio

Mais Vistos da Semana