25 de julho de 2024 12:05

Tecnologia

Dia da consciência negra: escolas estaduais se preparam para realizar diversas atividades sobre o tema; confira as programações

Publicados

sobre

Dia da consciência negra: escolas estaduais se preparam para realizar diversas atividades sobre o tema; confira as programações
Energisa

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, as escolas estaduais vão realizar diversas programações sobre o dia da Consciência Negra. Algumas escolas estão trabalhando o tema desde o começo do mês, fazendo palestras, realizando pesquisas e conversando sobre como o povo negro contribuiu para a cultura, economia e sociedade do Brasil. Os estudantes vão compartilhar o que aprenderam com muita poesia, músicas, danças, teatro, exposições e comidas típicas.

No Colégio Estadual de Cristalândia, escola referência no Tocantins quanto ao ensino da história afro-brasileira e que desenvolve o premiado projeto Batuque, as atividades são realizadas durante todo o ano com encerramento no dia 20 de novembro. Esta será a 19ª edição do projeto.

A Lei número 10.639, de 9 de janeiro de 2003, determina que as escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, ofereçam o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira. Conforme a lei, os conteúdos devem abordar temas como a luta dos negros no Brasil, a cultural negra brasileira, a formação da sociedade nacional, a História da África e dos africanos e a contribuição dos povos negros na área social, econômica e política.

No Colégio de Cristalândia, a programação terá início às 10 horas, com a dança do Maracatu, e teatro sobre a obra Quarto de Despejo, de autoria de Maria Carolina de Jesus, uma mineira que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil. A escola também vai homenagear a cantora e compositora Elza Soares que, no ano de 2000, recebeu o título de ‘Melhor cantora do Universo’, em Londres, pela emissora BBC. Haverá também apresentações de Rap e premiação dos estudantes que tiraram as melhores notas no simulado de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. As comemorações encerram com uma feijoada.

O projeto Batuque da Escola Estadual Cristalândia está concorrendo ao Prêmio Rodrigo de Melo Franco, de caráter nacional, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que destaca ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro. O projeto vem sendo aprovado nas etapas da premiação e está na relação definitiva das ações finalistas e classificadas para Análise de Mérito.

Desfile beleza afro

Em Palmas, os estudantes da Escola Estadual Vale do Sol realizarão o projeto Beleza Afro, na próxima segunda-feira, no período da tarde, com um desfile que representará a beleza do Tocantins, utilizando figurinos de capim dourado.

Durante esta semana, a escola produziu uma sessão de fotos, com o fotógrafo Moisés Tavares, enfatizando a beleza negra. As fotos serão lançadas na próxima segunda-feira.

A programação conta ainda com apresentações de danças, palestras e muita animação.

CEM Castro Alves

No Centro de Ensino Médio Castro Alves, também na capital, a programação será realizada na terça-feira, 21. Os estudantes da unidade escolar declamarão poesias e farão apresentações musicais e de dança.

CEM Tiradentes

O Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, promove atividades desde o dia 13, com palestras, apresentações artísticas. A escola recontou a história de personagens tocantinenses como dona Romana, Zé da Rima, Genésio Tocantins, Raimunda Gomes da Silva (quebradeira de coco) e contou com a presença da professora e antropóloga Deyze dos Anjos, técnica da Gerência de Mediação Escolar, Cultura de Paz e Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação e outros convidados.

Gleidson Soares Dias, coordenador pedagógico da Área de Ciências Humanas do CEM Tiradentes, destacou que a programação representou um momento riquíssimo para a unidade escolar, principalmente pela colaboração da formação dos jovens.

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana