10 de maio de 2024 02:58

Tecnologia

Depois de fazer cursos do Senar Goiás, produtora rural de Formosa ajuda filha nos estudos com renda de pães de bolos

Publicados

sobre

Depois de fazer cursos do Senar Goiás, produtora rural de Formosa ajuda filha nos estudos com renda de pães de bolos


Depois de fazer cursos do Senar Goiás, produtora rural de Formosa ajuda filha nos estudos com renda de pães de bolos

Outras mulheres da região também se qualificaram e planejam colocar conhecimentos em prática através de associação

Com fome de conhecimento e mais renda para a família, Irene Melo já fez mais de cinco cursos do Senar Goiás e coloca os conhecimentos adquiridos em prática fazendo e vendendo pães caseiros e bolos de aniversário. “O Senar Goiás foi um diferencial na minha vida. Eu fiz os cursos de Panificação Rural, Cozinha Rural, Defumação Artesanal de Carnes, Produção Artesanal de Queijos Especiais e participei também do Proarte. Hoje faço pães caseiros que são vendidos em Formosa e tenho encomendas de bolos de aniversário todos os fins de semana”.

Irene mora numa propriedade a 65 km de Formosa, cidade goiana que fica no entorno de Brasília. Lá vivem ela e o esposo, Aragomes Castro, que se dedica a produção de leite e passou também a contar com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás (ATeG) na área. Com o acompanhamento ele já conseguiu melhorar a qualidade do produto e a ordenha passou de 80 para 170 litros por dia. 

“Tudo que fazemos com o apoio do Senar Goiás tem nos trazido ótimos resultados, além de nos permitir inovar na nossa produção aqui no campo. Como o nosso leite aumentou, eu pretendo fazer também provolone para vender. Aprendi no último curso de queijos especiais do Senar Goiás. E quero ainda aliar ao queijo, a venda de produtos embutidos defumados”, explica a confeiteira.

Depois de fazer cursos do Senar Goiás, produtora rural de Formosa ajuda filha nos estudos com renda de pães de bolos

Com a renda que tem atualmente, com a venda dos pães e bolos, a produtora rural consegue bancar as despesas com alimentação e transporte da filha, que faz Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária no Instituto Federal de Brasília (IFB) -Campus de Planaltina.

Irene também é presidente da Associação do Projeto de Assentamento Água Fria/Mauro Borges Teixeira e outros integrantes de lá também fizeram cursos do Senar Goiás. Em especial se destaca o Proarte que tem o objetivo desenvolver o empreendedorismo através da qualificação e aprimoramento das técnicas artesanais e comercialização de alimentos e artesanato.

“Nós estamos organizando a associação em uma nova sede e buscando atender programas governamentais como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), temos a expectativa de nossos conhecimentos adquiridos com o Senar Goiás, nos ajude muito nesse trabalho”.

O mobilizador do Sindicato Rural de Formosa e do Senar Goiás, Wesley Darllan Batista Bastos, foi o responsável por levar as qualificações até Irene e o pessoal da associação. “Eu tenho seis anos na mobilização do Sindicato Rural de Formosa e Senar Goiás e é extremamente gratificante contribuir para a melhoria de vida das pessoas. E nós aqui do Sindicato Rural, juntamente com as qualificações do Senar, estamos conseguindo isso para nossa região. Eu tenho uma meta de conseguir bons casos de sucesso com o nosso trabalho todos os anos. Com a pandemia eu imaginei que em 2020, não conseguiria. Mas a Irene e o pessoal da associação abraçaram nossos cursos, assim que as flexibilizações começaram. Eles estão muito motivados e empenhados em colocar em prática o que o Senar ensina e por isso estamos vendo que esse é só o começo. Com certeza eles terão ainda mais sucesso e influenciarão outras pessoas com os exemplos de que é possível sim melhorar de vida com conhecimento”.

Fonte: CNA Brasil

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana