O morador de Pedro Afonso, Demerson Coutinho, de 22 anos, foi internado pela oitava vez no Hospital Geral de Palmas, mas acabou sendo liberado nesta quarta-feira (18) sem realizar as cirurgias nos rins. Segundo parentes, um laudo médico aponta que ele precisa passar pelo procedimento com urgência.
- Publicidades -
Um vídeo feito por familiares do rapaz mostra que dessa última vez, ele ficou internado no corredor do hospital, sentado em um banco. Ele precisa passar por duas cirurgias, mas não sabe quando isso vai acontecer. A espera já dura cerca de três meses.
“Ele está passando mal praticamente todos os dias, ele vem para cá, eles dão uma medicação para ele, vai para Pedro Afonso. Chega lá, ele passa mal, tem que voltar para cá novamente. Se ele não fizer a cirurgia para a retirada desse rim direito que ele já perdeu, ele vai perder o esquerdo também”, comenta a dona de casa Lucineide Pereira, prima do paciente.
O paciente foi diagnosticado com problema sério nos dois rins no mês de julho. No laudo médico, a especialista recomenda que o paciente necessita de cirurgia urológica de urgência. Mas esse documento do complexo regulador da Secretaria Estadual da Saúde mostra que tem 118 pessoas na frente dele para fazer a cirurgia eletiva.
“A gente entrou, conversou com o pessoal, eles disseram que daqui para o ano que vem, a cirurgia pode até sair e ele precisa dessa cirurgia com urgência. A médica pediu urgência e que ele voltasse com a cirurgia feita antes de um mês e já passou o prazo de um mês”, disse a dona de casa Débora Coutinho., irma do jovem.
No dia 20 de agosto, a TV Anhanguera mostrou a situação de outros pacientes que aguardavam por cirurgia no maior hospital público de Palmas. Na época, o secretário estadual da saúde garantiu que até o fim do mês de setembro seriam inaugurados 10 novos centros cirúrgicos, mas até agora apenas um foi entregue.
Em todo o estado, são quase cinco mil pessoas aguardando por cirurgias.