O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta quarta-feira (21) a abertura de 240 vagas para cursos gratuitos de pós-graduação voltados a professores da rede pública estadual e municipal. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
As inscrições serão abertas nesta quinta-feira (22) e os cursos ofertados são: Gestão de Equipes e Liderança Educacional; Inovação Pedagógica na Educação Digital; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação; e Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente.
Durante o anúncio, o governador destacou a importância do investimento na qualificação dos educadores. “Estamos levando mais benefícios aos nossos professores. É uma alegria enorme oferecer essas 240 vagas de pós-graduação pela UFT”, afirmou Wanderlei Barbosa.
Cursos atendem demandas específicas da educação
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, explicou que essa é a terceira e maior parceria com a UFT, destacando que os cursos atendem demandas apontadas pelos próprios educadores. “As áreas escolhidas são extremamente significativas e aguardadas. Essa qualificação traz mais qualidade para a educação tocantinense”, disse.
O coordenador das especializações, Kelber Abrão, destacou que os cursos são inéditos no estado, especialmente nas áreas que envolvem atendimento especializado. “Fizemos um mapeamento e identificamos a necessidade de uma pós-graduação focada no transtorno do espectro autista, déficit de atenção, altas habilidades e superdotação, além de inovação pedagógica, gestão educacional e bem-estar docente”, explicou.
Distribuição das vagas
Cada um dos quatro cursos oferece 60 vagas, sendo:
-
33 para servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc);
-
15 para profissionais da Rede Municipal de Ensino do Tocantins;
-
6 para servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES);
-
6 para técnico-administrativos da UFT ou para candidatos que se enquadram nas ações afirmativas (pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência).
Processo seletivo
O processo seletivo será dividido em três etapas:
-
Prova escrita — eliminatória;
-
Análise da Carta de Motivação — classificatória;
-
Análise de currículo — classificatória.
Os cursos são promovidos pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (Cepels/UFT). Mais informações estão disponíveis no site www.uft.edu.br/cepels e no Instagram @cepels_uft.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]