Um homem de 41 anos, identificado pelas iniciais J.R.B., foi preso em Aracaju (SE) nesta semana, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça do Tocantins. A ação foi realizada de forma integrada entre a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), de Palmas, e a Delegacia de Turismo da capital sergipana.
Investigado por diversos crimes de estelionato, apropriação indébita e furto, J.R.B. é acusado de enganar vítimas na capital tocantinense e região, se passando por empresário do ramo automotivo. Segundo as investigações da Polícia Civil do Tocantins, ele se apresentava como proprietário de uma empresa especializada em reparos de veículos e convencia os donos a deixarem seus automóveis sob sua responsabilidade. Depois disso, se apropriava dos veículos e desaparecia, revendendo-os a terceiros para obter lucro.
O delegado Rossílio Sousa Correia, titular da DERFRVA, informou que o suspeito já vinha sendo monitorado após a abertura de diversos inquéritos. “O investigado vinha se utilizando da mesma estratégia para atrair vítimas, se apropriar de veículos e desaparecer com os bens. Diante da reiteração criminosa, foi possível identificar um padrão de atuação que resultou na instauração de diversos procedimentos policiais. Somente neste ano, já contabilizamos mais de 14 vítimas lesadas por esse mesmo modus operandi”, explicou.
Após o compartilhamento de informações entre as polícias civis do Tocantins e de Sergipe, o suspeito foi localizado e detido na capital sergipana. Ele permanece à disposição da Justiça e deverá ser transferido para o Tocantins nos próximos dias.