A Polícia Civil do Tocantins prendeu três homens suspeitos de praticarem cobranças abusivas e ameaças em Aparecida do Rio Negro e Novo Acordo. As prisões ocorreram na quarta-feira (30) durante uma operação conduzida pela 78ª Delegacia de Polícia de Aparecida do Rio Negro e Rio Sono, sob o comando do delegado Túlio Pereira Motta.
Segundo as investigações, os homens, oriundos do estado do Piauí, atuavam como vendedores ambulantes. Eles realizavam vendas na região e, dias depois, retornavam para cobrar os pagamentos de forma truculenta. Quando os clientes não conseguiam pagar, os suspeitos ameaçavam invadir residências, tomar objetos pessoais e até agredir as vítimas, provocando terror psicológico na comunidade.
As prisões foram realizadas após denúncias de novas ameaças a duas mulheres, que relataram tentativas de invasão domiciliar e subtração de bens. Os suspeitos, identificados pelas iniciais C.P.C., de 26 anos; J.C.M., de 57 anos; e O.J.S., de 35 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa e exercício arbitrário das próprias razões.
Apesar da prisão, os três recolheram fiança arbitrada pela autoridade policial e irão responder ao processo em liberdade. O delegado informou que outros casos relacionados aos suspeitos serão apurados em inquérito policial.
“O trabalho da Polícia Civil representa um alívio para a comunidade, que vinha sendo alvo de cobranças vexatórias e abusivas. Essas prisões impediram a continuidade das práticas violentas e preveniram situações mais graves”, destacou o delegado Túlio Pereira Motta.