O Aterro Sanitário de Palmas, administrado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), será ampliado com a construção de mais uma célula, estrutura com fundo impermeabilizado onde o lixo é espalhado, compactado e coberto. O edital da Prefeitura de Palmas, referente ao processo licitatório para contratar a empresa responsável pela obra, está publicado no Diário Oficial do Município, nº 3.693, de 14 de abril.
As empresas interessadas podem apresentar propostas até as 13h45 da próxima segunda-feira (5). A abertura das propostas está prevista para as 14h do mesmo dia. O investimento estimado na nova célula é de aproximadamente R$ 9 milhões.
Atualmente, o aterro opera com a sua sexta célula, que deve alcançar a capacidade máxima até o fim deste ano. O local recebe, em média, 340 toneladas de resíduos por dia, vindos de toda a cidade e distritos. A expectativa é que a nova célula entre em funcionamento no início do segundo semestre.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, afirmou que a ampliação está alinhada com os princípios de sustentabilidade. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Palmas. Com a construção de mais uma célula, asseguramos a destinação adequada do lixo, o que reflete diretamente no cuidado com o meio ambiente e a saúde da população”, disse.
A nova estrutura terá capacidade para 400 mil toneladas de resíduos domésticos, com previsão de operação por cerca de quatro anos.