A Polícia Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) apreenderam, nesta terça-feira (8), mais de 565 quilos de cocaína em Porto Nacional, na região central do estado. Cinco homens foram presos em flagrante por envolvimento em tráfico internacional de drogas, associação criminosa e posse ilegal de armas de fogo de uso restrito.
A droga estava escondida em uma carreta abordada pelas equipes policiais durante operação na área urbana do município. Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava no recebimento e envio da droga de origem estrangeira, com destino ao Tocantins e outros estados brasileiros.
Além do condutor da carreta, outros três suspeitos que davam suporte logístico à operação de transporte foram presos. O quinto envolvido também foi detido durante a ação. Com eles, a polícia apreendeu cinco armas de fogo — entre pistolas e carabinas — com numeração raspada e sem registro.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Palmas, onde foram autuados em flagrante. Eles responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de armas de fogo de uso restrito, com penas que somadas podem ultrapassar 47 anos de prisão.
A operação contou com apoio da Polícia Federal de Rondonópolis (MT) e do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), reforçando a integração entre forças de segurança federais e estaduais. A FICCO/TO é composta por policiais federais, civis, militares e penais, e tem como missão o enfrentamento direto ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado.