Um homem de 73 anos, identificado pelas iniciais Z.G.S., foi preso na manhã desta quinta-feira (3) em Araguaína, norte do Tocantins. Ele estava foragido da Justiça de Minas Gerais há 15 anos, acusado de estupro de vulnerável contra duas filhas, então com 13 e 15 anos de idade. Os crimes ocorreram em 2010, no município de Gurinhatã (MG).
A prisão foi efetuada por agentes da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Araguaína), durante a Operação Protetor, após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara da Infância e da Juventude e de Precatórias da Comarca de Ituiutaba (MG).
Segundo o delegado Márcio Lopes, responsável pela ação, a DEIC recebeu informações repassadas pela Delegacia de Homicídios de Uberlândia (MG) indicando que o foragido poderia estar escondido no Tocantins. “Após o recebimento das informações sobre o paradeiro do investigado, nossos agentes realizaram diligências e conseguiram efetuar a prisão. Agora ele responderá pelo crime hediondo que praticou”, afirmou o delegado.
De acordo com a Polícia Civil mineira, o inquérito foi conduzido em 2010 pelo delegado Carlos Fernandes, que hoje responde pela Delegacia de Homicídios de Uberlândia. Na época, ele representou pela prisão preventiva do acusado, o que foi acatado pelo Judiciário. No entanto, desde então, o suspeito estava foragido.
Após ser detido, Z.G.S. foi conduzido à 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína. Em seguida, foi encaminhado à Unidade Penal da cidade, onde ficará preso à disposição da Justiça de Minas Gerais.