10 de maio de 2024 11:17

Plantão Policial

Polícia cumpre mandados de busca contra comerciantes acusados de reter cartões de indígenas e idosos em Tocantínia

Publicados

sobre

Polícia cumpre mandados de busca contra comerciantes acusados de reter cartões de indígenas e idosos em Tocantínia

A Polícia Civil cumpre, nesta quinta-feira (26), seis mandados de busca e apreensão contra comerciantes do município de Tocantínia, região central do estado, acusados de reter cartões de bancos de indígenas e idosos da cidade. A explicação que se deu, foi de que a retenção dos itens seria para garantir que os produtos que as vítimas adquirissem nos estabelecimentos fossem pagos.

Durante as buscas foram apreendidos diversos cartões e senhas anotadas em papéis. A investigação está sendo feita pela 69ª Delegacia de Polícia de Tocantínia. A operação foi chamada de Borduna.

As vítimas seriam indígenas do povo Xerente, além de idosos e outros moradores da região. As investigações iniciaram após o Ministério Público Federal (MPF) enviar uma notícia crime de que cartões bancários utilizados para sacara auxílios do Governo Federal estavam sendo retidos pelos comerciantes.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os cartões ficavam com os comerciantes e, à medida que os benefícios eram depositados, os valores eram debitados das contas. Há indícios de que os empresários sabiam, inclusive, as senhas bancárias dos indígenas e realizavam saques mensalmente.

O delegado Hismael Athos, responsável pelas investigações, informou que é crime reter cartão de idoso e que a operação, inicialmente, servirá de alerta para que os povos indígenas retomem seus documentos e cartões pessoais.

“Orientamos que os beneficiários dos recursos busquem pessoas de sua confiança para realizar os saques bancários e jamais entregue seus cartões bancários a terceiros”, disse.

A Polícia Civil informou que a operação foi batizada de Borduna em homenagem uma espécie de armamento indígena, fabricada em madeira maciça e utilizado em caçadas ou mesmo para em situações de ataque e defesa.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana