Em uma série de fiscalizações realizadas nesta semana, a Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Palmas apreendeu mais de 535 quilos de carne clandestina, 27 mil ovos de galinha impróprios para consumo e cerca de 10 quilos de produtos de panificação vencidos em diversos estabelecimentos comerciais da capital.
As ações integram a rotina da Gerência de Monitoramento e Denúncias da Visa e tiveram como foco a segurança alimentar da população. As equipes percorreram principalmente a região sul da cidade, onde encontraram 15 quilos de vísceras sem procedência, três quilos de produtos em condições inadequadas, três quilos de carne moída fora dos padrões exigidos pela legislação sanitária e 10 quilos de panificados vencidos.
Já na região central, uma operação específica batizada de “Pisando em Ovos” foi deflagrada após denúncia anônima. No local fiscalizado, os agentes apreenderam 27 mil ovos com diversas irregularidades, como cascas quebradas, mofo, coloração alterada, presença de insetos e odor pútrido. De acordo com os fiscais, os produtos estavam completamente fora dos padrões higiênico-sanitários exigidos por lei e representavam risco à saúde pública.
Todos os itens apreendidos foram inutilizados e as carnes descartadas no Aterro Sanitário Municipal. Os estabelecimentos onde foram encontradas as irregularidades foram notificados, autuados e receberam termos de visita fiscal.
Orientação ao consumidor
A Vigilância Sanitária reforça que os consumidores devem estar atentos ao estado de conservação dos alimentos. Produtos vencidos, mofados, com odor estranho, coloração alterada ou com presença de insetos devem ser imediatamente denunciados.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nos telefones 0800 030 1515, (63) 3212-7811 / 7900, ou ainda pela Ouvidoria Geral do Município, nos números 0800 6464 156 e (63) 3212-7144, ou pelo site palmas.to.gov.br/ouvidoria.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]