16 de maio de 2024 22:07

Palmas

Confira quais são os bairros com cobertura 5G, em Palmas; maioria das antenas está posicionada na região central

Publicado em

Confira quais são os bairros com cobertura 5G, em Palmas; maioria das antenas está posicionada na região central

O sinal do 5G foi oficialmente ativado nesta segunda-feira (22) em Palmas, mas o serviço ainda não está acessível a todos os moradores. A maior parte das antenas está na região central da cidade. Na prática o sinal deve chegar apenas em alguns bairros.

Um balanço feito pela Anatel mostra que inicialmente há 20 antenas do 5G instaladas em Palmas. A maioria se concentra em bairros da região central, próximas à Avenida JK e ao Palácio Araguaia.

Também há antenas em quadras do plano diretor sul e na orla de Palmas, próximo à Praia da Graciosa. Na região de Taquaralto e Aurenys, no sul da cidade, há apenas uma antena instalada.

Entre os bairros contemplados na região central estão a 103 Sul, 104 Sul, 104 Norte, 108 Sul e a 110 Norte. A cobertura deve atingir estas quadras e locais mais próximos.

É possível consultar as localidades com cobertura do 5G no sistema da agência (neste link). Para localizar as estações deve se escolher o estado e aplicar o filtro de frequência entre 3550 MHz e 3550 MHz.

Ampliação gradual

Segundo a Anatel, o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes até 29 de setembro. Só que essa obrigação, para as capitais, vai crescendo gradualmente até que se chegue à proporção de uma estação a cada 10 mil habitantes no dia 31 de julho de 2025.

“Cada prestadora, em função da demanda e de seu modelo de negócio, pode instalar uma quantidade de estações maior do que o mínimo exigido pela Anatel”, explicou a agência.

Outro detalhe é que nem todos os celulares são compatíveis com a tecnologia 5G. Em julho deste ano, a Anatel homologou 70 modelos que podem ser vendidos com a tecnologia.

Parabólica será impactada

O novo sinal poderá interferir no sinal da TV Aberta. Quem utiliza determinados tipos de antena parabólica precisará adaptar o equipamento, já que a imagem do televisor vai ficar instável, com chuviscos ou até baixa qualidade.

A troca será para parabólicas convencionais que operam na mesma frequência da nova tecnologia. Então, é preciso desocupar a faixa para ativar o 5G.

Moradores que possuem Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar um kit gratuito para a adaptação das antenas.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana