6 de maio de 2024 16:35

Cotidiano em destaque

”A Prefeitura limpa, mas depois voltam a jogar tudo”, diz morador do setor Janaína sobre área verde que virou ponto de descarte clandestino de lixo em Palmas

Publicados

sobre

''A Prefeitura limpa, mas depois voltam a jogar tudo'', diz morador do setor Janaína sobre área verde que virou ponto de descarte clandestino de lixo em Palmas
Divulgação

Nesta sexta-feira, 11, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) está no  Jardim Janaína, na região sul de Palmas, realizando roçagem e recolhimento de entulho. Três máquinas e um dia inteiro de trabalho serão necessários para limpeza de áreas verdes do setor com lixo clandestino. Em meio ao amontoado de resíduos retirados havia uma cama-box, sofá, restos de obra, plástico, entre outros resíduos orgânicos que atraem pragas.

Na lateral de uma área verde, há dois contêineres azuis, distantes cerca de 100 metros um do outro. São grandes lixeiras coletivas apropriadas para descarte de lixo doméstico com volume de 1.000 litros. Mas ainda assim há lixo jogado por vários pontos próximos.

Morador do setor Jardim Janaína há seis anos, o pedreiro Glenilson Marinho sabe bem disso. Ele conta que sua vizinhança convive com alguns transtornos: lixo acumulado, ratos e a falta de consciência dos donos dos rejeitos ali lançados. “Tem época que jogam lixo ali e tocam fogo em seguida. É mais perigoso ainda. A Prefeitura limpa, mas depois voltam a jogar tudo”, afirma.

O descarte de lixo no  meio ambiente é configurado como crime ambiental. Denúncias podem ser feitas à Guarda Ambiental pelo 153 ou à Policia Militar pelo 190.

Conservação da cidade

Para atender a população, a Seisp mantém serviços essenciais em regime de atendimento contínuo para garantir a higiene e conservação da Capital. Um deles garante a coleta de lixo doméstico pelas 190 quadras, bairros e distritos de Palmas para o Aterro Sanitário Municipal, que funciona 24 horas.

Em Palmas, há ainda ecopontos especializados na gestão e destinação final de materiais recicláveis, óleo de fritura, galhadas e pneus inservíveis, bem como um cardápio de serviços específicos, oferecidos de forma gratuita, pelo aplicativo Colab. Pelo app é possível solicitar desde recolhimento de entulho, a manutenções de pavimento asfáltico, limpeza de bocas de lobo, coleta de galhadas, roçagem de áreas públicas, recolhimento de animais mortos, manutenção de praças e troca de lâmpadas de iluminação pública, por exemplo. Para saber mais sobre esse cardápio de serviços clique no link ao final do texto.

Colab

O aplicativo está disponível para celulares Android e iOs. A plataforma também é acessível pelo site https://www.colab.re/ . Trata-se de um mecanismo mais transparente e interativo, onde o cidadão se cadastra e envia fotos e pedidos de serviços de zeladoria e conservação da cidade, cujo atendimento é registrado com retorno ao cidadão pelo próprio app. Para aqueles que têm dúvidas ou dificuldade na navegação de plataformas digitais, também é possível solicitar os mesmos serviços pelos telefones (63) 3212- 7417 e 3212-7426 de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana