Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 que solicitaram atendimento especializado já podem consultar se os pedidos foram aceitos. A informação está disponível no Sistema Encceja, plataforma gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O atendimento especializado contempla candidatos que apresentam condições específicas como baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência auditiva, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), diabetes, além de gestantes, lactantes e estudantes em classe hospitalar.
Entre os recursos disponíveis estão prova em braile, prova com letra ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, sala de fácil acesso, mesa adaptada para cadeira de rodas e tempo adicional para a realização das provas.
O Inep aplicará o Encceja 2025 no dia 3 de agosto em todo o país.
O que é o Encceja
Criado em 2002, o Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Podem se inscrever pessoas com, no mínimo, 15 anos completos para obtenção do certificado de ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos para certificação do ensino médio, na data da prova.
O exame tem quatro modalidades:
-
Encceja Nacional – para residentes no Brasil;
-
Encceja Nacional PPL – para pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas no Brasil;
-
Encceja Exterior – para brasileiros residentes no exterior;
-
Encceja Exterior PPL – para brasileiros privados de liberdade fora do país.
As aplicações no exterior são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]