Mundo – Com uma arrecadação de US$ 724 milhões (quase R$ 4 bilhões) em bilheterias ao redor do mundo, “Divertida Mente 2” se tornou o primeiro grande sucesso de 2024, trazendo esperança para Hollywood em um ano difícil.
- Publicidades -
Recordes de bilheteria
A animação da Pixar alcançou várias marcas importantes:
- Maior bilheteria do ano no mundo em apenas duas semanas após a estreia nos Estados Unidos.
- Melhor estreia de uma animação no Brasil, com R$ 96,3 milhões.
- Segunda melhor estreia geral no Brasil, atrás de “Vingadores: Ultimato” (2019), com R$ 102,3 milhões.
- Segunda melhor estreia de uma animação nos EUA, com US$ 152 milhões (R$ 829 milhões), atrás de “Os Incríveis 2”, com US$ 183 milhões (R$ 998 milhões).
Popularidade entre minorias
Um dos fatores que explicam o sucesso de “Divertida Mente 2” é sua popularidade entre minorias. No fim de semana de estreia nos EUA, 38% do público era composto por latinos, enquanto brancos representaram 34%.
Esse fenômeno também foi observado em “Bad Boys: Até o fim”, onde 44% do público era formado por negros e 26% por latinos.
Estratégias de marketing
A Disney, dona da Pixar, reforçou a divulgação de “Divertida Mente 2” em canais americanos em espanhol, como Univision e Telemundo, sabendo do potencial do filme entre minorias.
Nostalgia e público mais velho
Além das novas emoções apresentadas, o filme conta com a participação especial da Nostalgia, atraindo tanto o público que assistiu ao primeiro filme há nove anos quanto aqueles que cresceram nesse período.
Para engajar espectadores mais velhos, os primeiros 35 minutos do filme foram exibidos em 20 universidades americanas. O plano deu certo, com crianças de até 12 anos formando 23% do público na estreia e pessoas entre 18 e 24 anos representando 18%.
A salvação de 2024?
O sucesso de “Divertida Mente 2” pode fazer dele o primeiro filme de 2024 a ultrapassar US$ 1 bilhão em bilheterias, incentivando o público a voltar aos cinemas. As arrecadações da animação e de “Bad Boys: Até o fim” já ajudaram a reduzir o déficit de bilheteria de 25% para 21% em comparação com o mesmo período de 2023.
Com grandes lançamentos como “Meu Malvado Favorito 4” e “Deadpool e Wolverine” ainda por vir, estúdios e exibidores estão mais otimistas sobre o restante do ano.