Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei proposta pelo Congresso Nacional que institui o Dia do Rei Pelé.
- Publicidades -
A sanção da Lei 14.909 foi publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial da União.
Comemoração anual em 19 de novembro
“Fica instituído o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de novembro, data em que marcou seu milésimo gol, no ano de 1969”, afirma o documento oficial.
A Comissão de Esporte do Senado havia aprovado o projeto de criação da data em 21 de maio deste ano.
Contribuições de Pelé além do campo
O relator do caso, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), destacou a importância de Pelé fora das quatro linhas.
“Seu envolvimento em causas sociais, trabalho com organismos internacionais como ONU, Unesco e Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil exemplificam seu compromisso com a sociedade e o bem-estar das pessoas”, justificou Kajuru.
O milésimo gol de Pelé
A data escolhida para a celebração não é o dia de nascimento ou de falecimento do ícone do futebol, mas a noite em que ele marcou seu milésimo gol. Em uma partida entre Santos e Vasco, pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, no Maracanã, Pelé anotou o histórico gol. O jogo, considerado parte do Campeonato Brasileiro da época, terminou com a vitória do Santos por 2 x 1.
Naquele momento, Pelé estava em sua 13ª temporada como profissional. Após marcar o gol de pênalti contra o Vasco, superando o goleiro Andrada, o craque do Santos foi recebido com euforia pela multidão.
Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, devido a um câncer no cólon. Ele deixou sua esposa, Marcia Aoki, e sete filhos.