A vacinação contra a poliomielite segue um novo esquema a partir desta segunda-feira, 4, anunciado pelo Ministério da Saúde. Em Palmas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) já adotaram a atualização, que substitui a dose oral pela injetável como forma de reforço para crianças menores de cinco anos. O objetivo é garantir a proteção contra a paralisia infantil, doença erradicada no país há 34 anos graças à vacinação em massa.
- Publicidades -
Novo esquema vacinal
Pelo novo esquema, as doses injetáveis são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com uma única dose de reforço aos 15 meses, eliminando o reforço oral aos 4 anos que era aplicado no esquema anterior. A mudança visa facilitar o processo e fortalecer a imunização das crianças.
Segundo Juliana Araújo de Souza, enfermeira da Central Municipal da Rede de Frio (Cemurf) da Semus, crianças que já tomaram o reforço oral aos 15 meses devem agora receber a dose injetável. “Algumas crianças estão em transição entre os esquemas. Após 30 dias da primeira dose de reforço oral, elas devem tomar a nova dose injetável. É importante que todo o esquema seja completado antes dos cinco anos”, explica.
Vacinas disponíveis
As USFs estão abertas das 8h às 18h para aplicar a vacina. É necessário que os responsáveis apresentem o documento da criança, o cartão do SUS e o cartão de vacinação.
Esquema atualizado de vacinação contra a poliomielite:
- 2 meses – 1ª dose (injetável)
- 4 meses – 2ª dose (injetável)
- 6 meses – 3ª dose (injetável)
- 15 meses – dose de reforço (injetável)