Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Araguaína promoverá, nesta quarta-feira (20/11), um evento voltado para a reflexão sobre a luta antirracista. A ação, que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, acontecerá no Espaço Cultural, a partir das 19h30, com entrada gratuita.
- Publicidades -
Com o tema “Cultura, História e Resistência”, a programação incluirá palestras, música ao vivo e outras atividades que destacam a importância da diversidade e da igualdade racial. A iniciativa tem apoio do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer.
Diogo Jucá, músico e coordenador do evento, afirmou que é gratificante ver a cultura sendo utilizada como ferramenta de aprendizado e conscientização.“Este evento é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de valorizar a cultura negra e respeitar a diversidade. Vamos celebrar a história, a resistência e as contribuições da comunidade negra”, disse.
Programação
Entre os palestrantes do evento está o mestre em Ensino de Ciências e Matemática e coordenador geral do Centro de Direitos Humanos de Araguaína, Dhiogo Thomaz. Ele conduzirá uma roda de conversa sobre a “Herança colonial escravocrata e suas implicações para as relações afro-brasileiras atualmente”, promovendo reflexões sobre diversidade e igualdade racial.
Outro destaque será o professor e pesquisador tocantinense, Leomar Alves de Sousa, reconhecido pelo trabalho em literatura e cultura afro-brasileira. Ele fará uma declamação de poemas que fortalecem a identidade e a inspiração das pessoas negras.
O evento também oferecerá apresentações musicais ao vivo, organizadas em uma cronologia especial para enriquecer a experiência do público. Além disso, haverá um espaço lúdico dedicado às crianças e um intérprete de Libras para garantir a inclusão de todos os participantes.
“Essa ação é uma forma de dizer sim ao reconhecimento das lutas e celebração da história. Acreditamos num futuro mais justo e inclusivo, e convidamos toda a cidade para participar desse momento”, acrescenta Diogo.