A Câmara Municipal de Palmas foi palco de uma importante sessão extraordinária, na noite desta quinta-feira, 4, na qual foram rejeitados quatro projetos de lei que previam a contratação de mais de R$ 600 milhões em empréstimos.
- Publicidades -
A decisão, que contou com 9 votos contrários e 7 favoráveis, representou uma derrota política para a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).
Liderança de Rubens Uchôa
O vereador Rubens Uchôa (UB) desempenhou um papel importante durante a sessão, liderando o bloco de oposição e recomendando que todos os seus colegas votassem contra os projetos de empréstimo. O parlamentar destacou, em seu discurso na tribuna, a falta de estudo e planejamento por parte da prefeita ao propor a contratação de tais empréstimos no fim de seu mandato.
Ainda em seu pronunciamento, Rubens Uchôa criticou duramente a administração municipal, afirmando que “há muita maldade por trás desses empréstimos”. Ele apontou a ausência de estudos detalhados sobre o impacto financeiro a longo prazo e levantou preocupações sobre o endividamento do município. Uchôa ressaltou a necessidade de um planejamento mais robusto e transparente para justificar a contratação de empréstimos de tal magnitude.
Projetos rejeitados
Os projetos de lei enviados pela prefeita incluíam a aquisição de novos ônibus para o transporte coletivo, além de obras de infraestrutura e outros investimentos que somavam um total de R$ 607 milhões. A rejeição desses projetos significa que a gestão de Cinthia Ribeiro precisará buscar alternativas para viabilizar os investimentos planejados.