Tocantins – As alunas Ana Mirelly Vaz de Borba Frasão, Hemilly Machado Borges e Sthefany Campos Rodrigues, estudantes do Colégio Militar João XXIII, de Colinas do Tocantins, conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Esse resultado é fruto das ações realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para promover a educação pública de qualidade com as iniciativas do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).
- Publicidades -
A estudante Sthefany representará o Tocantins na grande final da olimpíada, que será realizada em Brasília. Ela integra o grupo dos 27 melhores classificados e participará de uma disputa adicional para a escolha do Campeão Nacional da ONEE.
Colégio Militar João XXIII conquista 11 medalhas
O professor Samuel Oliveira de Sousa, do Colégio Militar João XXIII, que leciona Ciências no 9º ano do ensino fundamental e Biologia no ensino médio, explicou que, neste ano, a escola inscreveu 45 alunos de forma voluntária. “Nossos estudantes ficaram muito felizes com esse resultado. Consideramos uma ação positiva para a escola. A participação na olimpíada é uma atividade definida no Plano Político Pedagógico de 2024, pela relevância do tema para os dias atuais”, contou.
Samuel detalhou como foi a rotina de estudos para os alunos se prepararem para a olimpíada. “Como os estudantes são do 9º ano do ensino fundamental, eles já haviam aprendido sobre fontes de energia, eficiência energética e hábitos sustentáveis no ano anterior. O que fizemos foi resgatar esses conhecimentos e torná-los mais significativos por meio de um olhar crítico. Não foi uma ação pontual: eles tiveram acompanhamento, aulas sobre o assunto, puderam tirar dúvidas e receberam orientações sobre o funcionamento da olimpíada. Os alunos se interessaram principalmente pelo fato de a ONEE ter uma proposta bem diferente de outras olimpíadas, com fases gamificadas”, esclareceu.