A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (11), cinco mandatos de busca e apreensão da Operação Phishing contra uma organização criminosa responsável por fraudar pagamento de imposto obrigatório para empresas causando um prejuízo ao banco de R$ 180 mil, segundo a PF. A operação foi realizada em Palmas e Porto Nacional com 30 policiais. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas.
- Publicidades -
Os principais alvos da operação são empresas de caça e pesca. Segundo a PF, a investigação começou após um relatório de análise de fraudes bancárias identificar um golpe no pagamento do imposto Simples Nacional por empresas do Tocantins. As fraudes ocorreram entre em 2016 e 2017. O relatório foi elaborado pelo Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Coordenação Geral de Polícia Fazendária.
Se condenados, os investigados devem responder pelos crimes de furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 26 anos de prisão.
Conforme a PF, o nome da operação faz referência ao termo atualmente utilizado para descrever a aquisição de dados pessoais e financeiros de vítimas por meio de mensagens falsas na internet. A palavra “fishing”, em inglês pescaria, foi utilizada em referência aos principais alvos.