Após a repercussão e constantes ameaças de ataques em escolas e creches pelo Brasil, autoridades políticas e policias têm se movimentado para tomar medidas que reforcem a segurança nesses locais. Dessa vez as recomendações se estendem para os próprios pais dos alunos.
- Publicidades -
Conforme um vídeo do secretário da Segurança Pública do Tocantins, Waldemir Costa, divulgando orientações, é preciso que os pais tenham um papel ativo na verificação de mochilas, bolsas e celulares de crianças e adolescentes antes de irem para escola.
”É para ter certeza de que os alunos estejam levando apenas materiais escolares e não estejam sendo influenciados por terceiros”, destacou o titular da pasta.
A gravação, segundo ele, é uma forma de apelo, tendo em vista a atual situação no país: ”Todos somos responsáveis, a segurança começa em casa”, completou.
Assista abaixo.
Últimos casos no Brasil
No dia 5 de abril, um homem invadiu uma creche de Blumenau (SC) e matou quatro crianças. Em São Paulo, capital, um estudante matou uma professora de 71 anos dentro de uma instituição estadual da zona oeste. Nesta terça-feira (11), um aluno de 13 anos foi apreendido suspeito de ferir três colegas em uma escola da cidade de Santa Tereza de Goiás (GO).
Forças de segurança e políticos se mobilizam
Planos de ação, estratégias e medidas de monitoramento seguem sendo tomadas pelas forças de segurança e políticos no Estado. Nesta segunda-feira (10), a Polícia Militar do Tocantins informou que Patrulha Escolar nas redondezas e unidades estaduais passa a ser intensificada e conta com reforço desde a última semana.
Em Palmas, a Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) também se reuniu com a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), a Guarda Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército, PM, Marinha para fortalecer a segurança na rede municipal de ensino.
Ações como rondas policiais, capacitação de vigias e aumento da fiscalização eletrônica estão sendo implementadas.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820