Tocantins – O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lançou o Programa de Monitoramento e Conservação do Pato-mergulhão (Pro PaTO). Publicada no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira, 30, a Portaria Nº 213/2024 formaliza o projeto que visa preservar o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), uma espécie ameaçada. As ações do programa serão concentradas na região do Jalapão, especialmente no Rio Novo, habitat onde a presença da espécie é mais frequente.
- Publicidades -
Segundo o presidente do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, o Pro PaTO representa um compromisso essencial para a proteção do pato-mergulhão e da biodiversidade no Cerrado brasileiro. Ele destaca que o programa implementará medidas de monitoramento e manejo para garantir a conservação do habitat da espécie e seu desenvolvimento seguro.
Ações de monitoramento, conscientização e parcerias
O Pro PaTO, sob coordenação da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, inclui ações de longo prazo que abrangem o monitoramento de atividades de rafting no Rio Novo, com o objetivo de reduzir impactos durante o período reprodutivo da espécie. O programa também prevê censos populacionais para avaliar a dinâmica da população de pato-mergulhão e expedições para identificar novas áreas de ocorrência.
Outro foco do programa é a conscientização dos moradores do local e dos visitantes, com campanhas educativas para empreendimentos turísticos e proprietários de terras, incentivando práticas sustentáveis. O Pro PaTO buscará parcerias com instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil para reforçar as iniciativas de preservação