Tocantins – Na manhã desta quinta-feira, 31, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras (Itertins), entregou 38 títulos definitivos rurais, beneficiando cerca de 200 famílias na região rural de Palmas.
- Publicidades -
Com essa ação, o loteamento Taquari, que abrange 300 hectares na zona rural, passa a oferecer segurança jurídica aos moradores da área, assegurando o direito à propriedade e promovendo estabilidade para as famílias.
Ruivaldo Fontoura, presidente do Itertins, destacou a importância da regularização fundiária, tratada como prioridade pelo Governo do Tocantins. Ele enfatizou o compromisso com a cidadania e a permanência dessas famílias no Tocantins.
“Com cada título entregue, estamos promovendo cidadania e fortalecendo as raízes dessas famílias no solo tocantinense. A segurança de ter a posse definitiva é um direito, e essa é uma responsabilidade essencial para nós. Vamos seguir trabalhando para que cada morador do Taquari e de outras regiões possa viver com dignidade e estabilidade em suas terras”, afirmou Fontoura.
Mais de 500 famílias beneficiadas
Além das famílias de Taquari, o Itertins já beneficiou, só neste ano, mais de 500 famílias em todo o Tocantins, regularizando um total de 40 mil hectares. Para Francisca Costa, presidente da Associação dos Chacareiros do Loteamento Agrotins – Gleba Taquari, essa conquista representa um sonho realizado e o reconhecimento do trabalho dos pequenos produtores.
Já para o lavrador Dorvan Dia, a ação representa uma nova realidade, com infraestrutura e dignidade. “Antes não tinha estrada ou energia, era muito difícil viver lá. Agora, com o título de posse, tudo mudou. Que Deus abençoe todos os envolvidos nessa ideia de regularizar os pedacinhos de terra das pessoas, porque é o sonho de todo agricultor ter seu cantinho”, concluiu.