Tocantins – A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) confirmou na quarta-feira, 30 de outubro, um caso de raiva humana em um paciente de 50 anos, morador de Alvorada. A confirmação foi emitida pelo Instituto Pasteur de São Paulo, indicando que a infecção foi causada pela variante AgV 3, transmitida por morcegos.
- Publicidades -
A doença
A raiva humana é uma doença viral e de alta letalidade, transmitida pelo contato com saliva e secreções de mamíferos infectados, como cães, gatos, morcegos, bovinos e outros. A vacinação, indicada logo após o contato com animais potencialmente infectados, é a principal medida de prevenção.
Em resposta ao caso, a SES-TO está oferecendo suporte ao município com orientações à população sobre os riscos e a transmissão da doença. Além disso, a secretaria enviará mais doses da vacina contra a raiva, mesmo com a cobertura estadual de vacinação concluída em fevereiro deste ano.
Tratamento e investigação do caso
O paciente está em tratamento no Hospital Regional de Gurupi (HRG), sob supervisão da equipe médica local e com o suporte técnico do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. Todo o atendimento segue os protocolos do Ministério da Saúde, que já disponibilizou medicação especial para o caso.
A SES-TO informa que as investigações envolvem humanos e animais. Desde a notificação do caso suspeito, em 23 de outubro, a SES-TO trabalha com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec-TO), que investiga possíveis reservatórios da doença na região.
Nesta sexta-feira, 1º de novembro, uma equipe técnica da SES-TO e da Adapec visitará Alvorada para coletar amostras e identificar animais suspeitos de abrigar o vírus. A SES-TO se comprometeu ainda a atualizar a população sobre os resultados das investigações após a conclusão dos trabalhos de campo.